Natureza

O melhor
da natureza

Clima
Este fator, associado à configuração do relevo, determina a relativa uniformidade dos diversos parâmetros climáticos da zona, que, por sua vez, condicionam tanto o coberto vegetal e o comportamento dos solos, como as atividades e a ocupação humana. Além disso, verificam-se influências mediterrânicas. A temperatura atinge os valores mais elevados nos meses de verão, sendo o mês de julho, em média, o mais quente do ano (20°C). Por outro lado, os valores mínimos registam-se no período de inverno. Janeiro é o mês que, em média, regista os valores mais baixos (9,5°C). A variação anual da temperatura média é de 10,5 °C. A temperatura máxima média é superior também no mês de julho, com o valor de 25,6 °C, e as temperaturas mínimas médias registam-se no mês de janeiro, descendo até aos 5,0 °C (dados da estação de Viana do Castelo). A análise da variação anual da precipitação média mensal permite verificar que existe um máximo no mês de dezembro (242,4 mm) e um mínimo em agosto (20,2 mm). De uma forma geral, a humidade relativa do ar é maior nos meses mais chuvosos e com temperaturas mais baixas, isto é no período compreendido entre novembro e fevereiro. Os valores mais reduzidos de humidade relativa do ar registam-se em abril. Os ventos predominantes são do quadrante norte sendo bastante frequentes. A velocidade média do vento pode variar entre 6,9 km/h, no mês de setembro, e 9,3 km/h em fevereiro e março.
Geologia e geomorfologia​
No interior, dominam as rochas plutónicas ácidas, como os granitos, e próximo à linha de costa, afloramentos de rochas metassedimentares e metamórficas. Na faixa litoral e na base montanhosa, depositaram-se ao longo dos tempos uma série de sedimentos, de areias a formarem dunas e aglomerados de seixos, ora de formação marinha ou fluvial, de acordo com as alterações climáticas ocorridas no Quaternário.
Natureza​
No território marinho do PNLN existem três zonas biológicas bem identificadas, com diferentes habitats (costeiro, marinho bêntico e coluna de água pelágica). Enquanto que a parte terrestre, representando apenas de 15% do total do território total do parque, possui sensivelmente 3 estruturas de habitats, divididos em: habitats costeiros e de vegetação halófila; Dunas marítimas e interiores e, finalmente, de Floresta.
Biodiversidade​
Sejam as que aqui se encontram a residir ao longo do ano ou manifestamente usam os diversos habitats em parte da época, para descansar, alimentarem-se ou nidificar, o Parque Natural apresenta diversos habitats onde poderemos observar distintas formas de vida na sua forma mais natural.
Translate »
Quem ama a natureza, encontra beleza em todos os lugares
Quem ama a natureza, encontra beleza em todos os lugares
E-mail: pnln@icnb.pt
Partilhar em:

Contacte-nos para quaisquer dúvidas ou informações.