Mata de Folhosas

Carvalhos2 (2)

Descrição

As dunas atlânticas arborizadas com pinhais ocorrem apenas no litoral norte, estabelecendo-se em dunas terciárias ou paleodunas. O estrato arbóreo é dominado por pinheiros-bravos (Pinus pinaster), que resultaram de plantações ou por regeneração natural, estabelecendo um biótopo agora estável. Surgem atualmente misturados com outras espécies arbóreas como o carvalho-alvarinho (Quercus robur), o sobreiro (Quercus suber), o Amieiro (Alnus glutinosa), Salgueiro (Salix atrocinerea), Loureiro (Laurus nobilis) e o Pilriteiro (Crataegus monogyna).

O estrato arbustivo é bastante desenvolvido e diverso, podendo apresentar espécies como o sabugueiro (Sambucus nigra), o sanguinho-das-sebes (Rhamnus alaternus) e as silvas (Rubus ulmifolius), existe também um estrato lianóide (trepadeiras), onde podemos encontrar: a hera (Hedera madeirenses subsp. iberica), as madressilvas (Lonicera spp.), o arrebenta-boi (Tamus communis) e a erva-de-são-tiago (Senecio mikanioides). Estas áreas podem, periodicamente, ser inundadas.

As principais ameaças a este habitat são os incêndios florestais e a invasão de espécies exóticas, como as acácias (Acacia spp.) ou a erva-das-pampas (Cortaderia selloana), sendo particularmente nefastas no subcoberto arbustivo onde ocorre a maior parte da biodiversidade florística.

Este biótopo é considerado prioritário para a Conservação pela Diretiva Habitats.
Translate »
Quem ama a natureza, encontra beleza em todos os lugares
Quem ama a natureza, encontra beleza em todos os lugares
E-mail: pnln@icnb.pt
Partilhar em:

Contacte-nos para quaisquer dúvidas ou informações.