Mar

foto mar website habitats2

Descrição

O Parque Marinho do Litoral Norte encontra-se numa área de grande interesse ecológico, marcada por uma faixa extensa de recifes rochosos (habitat 1170), de grande complexidade, dos quais dependem espécies de algas, peixes e invertebrados para abrigo, alimento e reprodução. Aliada a este facto, a existência de uma extensão de florestas de algas laminárias – a maior já mapeada em Portugal – um dos habitats mais produtivos e diversos do planeta e que fornece valiosos bens e serviços a este Parque, vem reforçar o interesse ecológico desta área.

As águas costeiras do Parque Marinho estendem-se até cerca de 2,5 milhas náuticas da linha de costa (cerca de 4,7km), o que permite englobar áreas frequentadas pelas grandes espécies de vertebrados marinhos característicos das águas abertas oceânicas, como os golfinhos e por vezes baleias e tartarugas marinhas.

Entre os cetáceos que podem ser observados regularmente nestas águas, aproveitando a riqueza de peixe local para se alimentarem, destacam-se o boto (Phocoena phocoena), o golfinho-comum (Delphinus delphis) e o roaz-corvineiro (Tursiops truncatus). Mais raramente, também é possível observar espécies com hábitos pelágicos, que preferem as águas oceânicas mais ao largo, mas que ocasionalmente se aproximam do litoral de Esposende, como o golfinho-de-risso (Grampus griseus).

Em termos de “peixes”, tanto peixes ósseos como tubarões e raias, estão identificadas 140 espécies.

As aves marinhas são outro grupo de vertebrados bem representado no Parque Marinho do Litoral Norte, sobretudo durante a época de migração e nos períodos de invernada, podendo aproximar-se bastante da costa durante períodos de mau tempo e grandes temporais. Nos períodos migratórios e de invernada destacam-se espécies como a negrola (Melanitta nigra), que pode ser vista em grandes bandos nos meses de inverno a poucas dezenas de metros da costa; ou o alcatraz (Morus bassanus), a pardela de-barrete (Ardenna gravis), a pardela-balear (Puffinus mauretanicus) e o alcaide (Catharacta skua).
Translate »
Quem ama a natureza, encontra beleza em todos os lugares
Quem ama a natureza, encontra beleza em todos os lugares
E-mail: pnln@icnb.pt
Partilhar em:

Contacte-nos para quaisquer dúvidas ou informações.