O Miradouro do Picotinho, como é conhecido popularmente, situa-se na freguesia de Mar e e tem uma cota de 236m. No seu ponto mais elevado possui um vértice Geodésico de 3ª ordem.
Neste monte, chamado de Sanfins, foram exumados alguns objetos arqueológicos de grande interesse, pois são reveladores de uma época onde o metal era usado com elemento de importância militar e social, durante a Idade do Bronze. Uma espada argárica e um machado plano, ambos em bronze, encontram-se depositados no Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa.
O acesso a este miradouro poderá ser feito a poente, pelo caminho a partir a chamada “Pedra do Rei”, na estada Real. Por este, uma longa subida deverá ser percorrida, entre caminhos calcetados à antiga, com grandes lajes graníticas ou por trilhos estreitos, em terra batida.
Se pretender cortar caminho, o caminho mais fácil será a partir da estrada de acesso ao Santuário da Senhora da Guia. Terá um corte à direita e depois deverá fazer o caminho a pé, sempre por estradões florestais ou por trilhos em terra batida. A ascensão por esta via é feito pela encosta nascente.
Desde ali consegue-se observar bem a o perfil da Arriba fóssil e os pontos mais distantes vão desde as torres da Refinaria da Petrogal, em Matosinhos e para Norte, consegue-se, em dias claros, ver ainda a Serra de Santa Luzia e até mesmo a Serra d’Arga, que se destaca bem na paisagem pelo seu topo aplanado. Para o interior, é fácil identificar o casario das freguesias de Antas e Forjães, para além da foz do rio Neiva e para nascente e o ponto mais alto do concelho: o monte da Maceira (Vila Chã), com 284metros de altura.