Depois de vários exemplares de caravelas-portuguesas (Physalia physalis) terem sido avistados na costa em praias de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim, ao longo da última semana, o relatório divulgado esta sexta-feira sobre este tipo de espécies destaca a novidade de terem sido encontradas também em praias do Minho.
https://ominho.pt/caravelas-portuguesas-ja-estao-em-esposende-e-em-varias-praias-de-viana/
Para saber mais sobre a caravela-portuguesa, sugerimos a leitura deste artigo da OMARE Saber mais
As caravelas-portuguesas, com seus tentáculos longos e coloridos, são uma presença cada vez mais familiar nas praias do Litoral Norte de Portugal. E Em Esposende, nas praias do Parque Natural do Litoral Norte, não foge à regra! No entanto, este ano, a sua presença parece ser mais frequente e intensa.
Embora estas criaturas fascinantes sejam parte natural do ecossistema marinho, elas também representam um perigo para os banhistas mais incautos e desprotegidos. Seus tentáculos urticantes podem causar queimaduras dolorosas, e em casos raros, até mesmo levar à morte.
Vários fatores poderão estar a contribuir para o aumento das caravelas-portuguesas no Litoral Norte. Entre elas as Alterações Climáticas com o aumento da temperatura média da água do mar, devido ao aquecimento global, cria um ambiente mais favorável à proliferação das caravelas-portuguesas são, digamos , das principais causas. Isso está também a provocar mudanças nas correntes marítimas que por sua vez podem transportar as caravelas-portuguesas para áreas onde elas não são normalmente encontradas. Para além destas, a pesca abusiva e a pouca sustentabilidade das pescas, tem vindo a provocar a diminuição de predadores naturais, como as tartarugas marinhas, que pode levar ao aumento da população de caravelas-portuguesas.
Para se proteger das caravelas-portuguesas, é importante tomar os alguns cuidados. Preste atenção aos avisos das autoridades locais sobre a presença de caravelas-portuguesas nas praias. Se for a banhos, use roupas de proteção, como fatos de banho com mangas compridas e calças compridas, para evitar o contato com os tentáculos da caravela-portuguesa. Se você vir uma caravela-portuguesa na água, evite o contato com ela e havendo contato, procure atendimento médico se você for picado por uma caravela-portuguesa.
Mais um Sinal da Mudança dos Tempos:
O aumento das caravelas-portuguesas no Litoral Norte é um sinal preocupante das alterações climáticas. É importante que se tomem medidas para proteger o meio ambiente e reduzir as emissões de gases de efeito estufa, para evitar o aquecimento global e , consequentemente, da temperatura média dos mares.
Ao mesmo tempo, é importante que as comunidades costeiras se preparem para o aumento das caravelas-portuguesas e que os banhistas estejam cientes dos perigos e dos cuidados a ter.
Ao trabalharmos juntos, podemos proteger a saúde pública e o meio ambiente. Desfrute do meio ambiente e da natureza, com respeito, cuidado e gosto!